Powered By Blogger

www.tonalic.com

www.tonalic.com
O Melhor Portal de Eventos da Região!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NÃO SAIA DA SUA COMODIDADE, PIZZA QUENTINHA EM CASA(( DISK PIZZA))

VENHA SE DELICIAR COM A MAIS NOVA OPÇÃO. DISK PIZZA, LIGUE FAÇA SEU PEDIDO E RECEBA SUA PIZZA QUENTINHA EM CASA, AH, E NÃO ESQUEÇA, O REFRIGERANTE É GRÁTIS.
DAS 18:00 ÀS 23:00HS.
                          DESDE JÁ AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA !

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uruçuca realiza a 2ª Conferência de Saúde nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, 22, Uruçuca sedia sua 2ª Conferência Municipal de Saúde. O prefeito Moacyr Leite Júnior convida toda comunidade a participar desse evento. “Um espaço de discussão válido q       ue deve ter a participação de toda cidade”, convocou. A Conferência acontece no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição das 8h às 17 horas.
A secretaria de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e o IBEC se preparam para receber propostas, sugestões, criticas e afins. “Vamos construir uma saúde de qualidade e nada melhor do que a colaboração da população”, falou a secretária de Saúde, Drª Ayda Jamile Neves.
A 2ª Conferência de Saúde traz a temática “Todos usam o SUS na seguridade social”. Para a secretária, todo o país está enfrentando dificuldades para resolver os problemas relacionados à saúde e Uruçuca não poderia ser diferente. “A uma falta maior de reciprocidade por parte dos entes estaduais e federais com o município, mas, mesmo assim, estamos conseguindo êxito em alguns aspectos”, observa.
A enquete feita pela Agência de Notícias - Uruçuca Serra Grande - do Governo Forte, Povo Respeitado, apontou a saúde como setor que mais precisa ser revitalizado. De acordo com a Assessoria de Comunicação, 41% dos internautas acham que a saúde precisa melhorar. “Mais um motivo para a comunidade em geral participar” alertou.
O diretor da Atenção Básica, Marcilio Luis, fala da importância da Conferência e pede mais participação popular. “Precisamos de mais participação do que nas pré-conferências pra entendermos mais as necessidades dos uruçuquenses”, relatou. “É muito necessário que o cidadão comum venha e conte a sua realidade, as dificuldades que enfrenta, para podermos analisar o que se passa. Não adianta ele chegar e, apenas, criticar, é preciso que também faça a sua parte”, pede o gestor. “Venham participar”, completa a secretária.

Em três dias o CrediBahia já cadastrou mais de 60 microempreendedores em Uruçuca


O CrediBahia chegou a Uruçuca e em três dias já movimentou de forma positiva os pequenos empreendedores. “Já nos procuraram mais de sessenta pequenos comerciantes”, disse o agente de crédito Samuel Barreto. Para ele, a procura está sendo grande e isso é muito bom para o município. O Posto do CrediBahia fica no Galpão do Desenvolvimento, na rua Vital Soares em frente à Prefeitura. O atendimento é durante o horário da administração municipal - 7 horas da manhã até as 13 horas da tarde.
“Temos que ir às ruas detectarmos os pequenos empreendedores”, disse o coordenador, Fred Henking. Ele ainda explica que é feito uma simulação como se o interessado fosse uma empresa. Depois disso, o cadastro feito, passa por uma comissão para avaliação e aprovação. “Essa comissão é composta por membros do poder público, do CDL e do sindicato”, esmiuçou Henking. De acordo com o coordenador, a exigência maior é que o nome esteja limpo.
Após os procedimentos avaliativos, o cadastro, é enviado para o Desenbahia tendo retorno em aproximadamente oito dias. “Se não houver empecilho negativo o dinheiro é liberado”, disse Barreto. O agente de crédito é informado pela internet, aciona o comerciante e repassa o protocolo de cadastro. “O microempreendedor se dirige ao banco, faz a retirada e monta seu negócio”, explicou o agente de Uruçuca.
Barreto chama atenção para a vistoria. Passados quatro dias da liberação, o agente vai até o ponto comercial para checar e acompanhar os passos do cliente. “Precisamos saber passo a passo para por num relatório online e postar no sistema do órgão”, declarou Fred. Segundo ele, é uma maneira também de credibilizar o trabalho do CrediBahia e evitar desvios e leviandade.
 Dentre os três dias de atendimento o CrediBahia Uruçuca já prospectou pequenos negócios de diversos ramos: sacoleiras, barraca de caldo-de-cana, barraca do acarajé vendas de calçados e afins. “Essa parceria é muito importante para circulação de capital no município de forma sustentável, além de fomentar ocupação e renda às pequenas famílias empreendedoras”, reforçou o prefeito Moacyr Leite Júnior.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeitura de Uruçuca e sindicato bem perto de um consenso

O prefeito Moacyr Leite Junior e a secretária de Educação, Célia Farias, receberam a presidente do sindicato do professores, Enilda Mendonça e professores do município em seu gabinete para uma reunião a respeito do piso salarial nacional. De acordo com o consultor Dr. Luis Marcos, o sindicato precisou de mais uma semana para analisar os cenários propostos pela prefeitura no último encontro. Hoje, 18, a comissão sindical apresentou a folha com algumas gorduras. “Tirando essas gorduras chegaremos a um entendimento que seja melhor para todos”, falou Mendonça.
Para Leite, a entrega da folha ao sindicato foi um procedimento de transparência. “A prova que não estou me escondendo e quero resolver esse problema da melhor forma possível foi a entrega da folha a vocês”, disse. Outro aspecto averiguado foi alguns desvios de função que de certa forma obstrui a folha. “Não podemos prejudicar a maioria por causa de uma minoria”, disse Enilda em relação a pessoas que ganham sem estar em sala de aula.
“Quero que os 60% seja destinado aos professores em sala de aula”, categorizou o prefeito. Para ele, o piso será cumprido e a folha passará por uma espécie de auditoria. Foi formada uma comissão pela secretária Célia, o chefe do setor de Recursos Humanos, Marcos Socram, a professora Rita Mel e a presidente Enilda Mendonça para amanhã, 19,às 8h realizarem essa inspeção. “Essa auditoria é uma forma de reajustar a folha e finalizarmos a questão do piso”, afirmou Leite, embora muitos professores não acreditem.
Após a conclusão do trabalho de inspeção na folha foi marcada um novo encontro para conclusão dessa negociação. O dia 27 do corrente mês foi escolhido por ambas as partes. “O profissional do magistério precisa e deve ser valorizado e é isso que o prefeito quer”, disse o consultor. Todas as nossas conversas são planejadas em curto prazo. “Estamos já atrasados e os professores merecem essa atenção e esse respeito, mas tudo em consenso”, concluiu Moacyr.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

EM TABOQUINHAS AGORA POUSADA CRECÊNCIO


Taboquinhas está de Parabéns com a estrutura da mais nova pousada, Pousada Crecêncio, apartamentos com TV, ventilador de teto, ducha elétrica, cama Box e garagem, e ainda conta com um ambiente tranqüilo.



A Pousada Crecêncio Fica na Rua São Roque nº.360 Taboquinhas –Itararé –Ba
Fone: (73) 3696-2205/(73) 3696-2131  Falar com Moises
NOS PÊNALTIS, PARAGUAI ELIMINA O BRASIL-PRA CASA BRASIL :(



O Paraguai surpreendeu e eliminou Brasil da Copa América neste domingo (17), nos pênaltis, após um jogo com várias oportunidades desperdiçadas pelo time de Mano Menezes. As duas equipes ficaram em 0 a 0 no tempo regulamentar, passaram em branco na prorrogação, e foram decidir nas penalidades. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.
ÁFRICA: UNICEF PREVÊ MORTE DE 500 MIL CRIANÇAS

A forte seca registrada no nordeste da África contribui para piorar ainda mais o quadro de desnutrição na região. Segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 500 mil crianças podem não resistir à falta de água e comida. Segundo Anthony Lake, diretor-executivo do Unicef, a situação exige mobilização imediata. “Meio milhão de crianças sofrem de desnutrição severa e estão em risco iminente de morrer. Precisam de ajuda imediata (...). Esta é uma crise muito grave", alertou Lake, em entrevista coletiva na capital queniana, Nairóbi, neste domingo (17). O Reino Unido anunciou no sábado a doação de 60 milhões de euros de ajuda urgente para assistir aos afetados na Somália, Quênia e Etiópia. Quase 11 milhões de pessoas, pelos cálculos do Unicef, enfrentam uma situação muito delicada no nordeste da África, região que sofre a pior seca em seis décadas.
BAHIA PERDE MAIS UMA NA SÉRIE A PARA O CRUZEIRO

 Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Bahia lutou bastante mas não evitou a derrota em Sete Lagoas
 
Sem apresentar um grande futebol e mostrando ainda deficiências no setor defensivo, o Bahia perdeu mais uma partida fora de casa, desta vez para o Cruzeiro, por 2 x 1, na Arena do Jacaré. Com este resultado negativo, o tricolor permaneceu na 16º posição, com apenas 10 pontos, e dois à frente do Atlético-GO, primeiro da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o tricolor vai encarar o Coritiba, domingo que vem, no Pituaçu. Confira na Coluna de Esportes!
TRATOR INVADE BOMBONIERE EM ILHÉUS



Foto: Reprodução/TV Bahia
Um trator modelo patrol invadiu uma bomboniere em Ilhéus, no sul do estado, na tarde deste sábado (16). O motorista do veículo perdeu o controle do veículo ao tentar subir uma ladeira e atingiu o estabelecimento que fica na Avenida Princesa Isabel, no centro da cidade. O impacto destruiu a parede e parte da estrutura de da bomboniere. Ninguém ficou ferido. O veículo pertence a uma construtora que presta serviço à prefeitura de Ilhéus. A empresa informou que vai assumir as despesas e já começou uma reforma no imóvel.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Prefeitura de Uruçuca ganha posto do CrediBahia e realiza Conferência do Trabalho Decente


A paraense Socorro Moreira, 46 anos, há 15 anos vende lanches na porta de sua casa, no município de Uruçuca. Na manhã de hoje, dia 15, ela ganhou um novo vizinho. Foi inaugurado, em frente a sua casa, pelo prefeito Moacyr Leite Junior, o posto do CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia) de Uruçuca. “Vou fazer uma visita para ver as condições de empréstimo. É uma ótima iniciativa de apoio para os empreendedores daqui do município”, elogia Socorro.

O prefeito recebeu na cerimônia de inauguração, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que ressaltou a importância do CrediBahia para o desenvolvimento da economia dos municípios. 
“O importante é que o dinheiro circula no próprio município, gerando trabalho e renda para a população local”, enfatizou. Para Leite, esse posto é um compromisso com os pequenos comerciantes. “É a prova da nossa valorização com o microempreendedor”, disse.
A ocasião foi aproveitada para apresentar o Galpão do Desenvolvimento e os agentes de crédito uruçuquenses do CrediBahia: Alfredo Henking e Samuel Barreto. “Esse espaço é para quem quer crescer e se desenvolver”, categorizou o prefeito. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cinira Fernandes, o microcrédito é uma maneira decente de oferecer ocupação e renda. “O CrediBahia é o caminho de incentivarmos o trabalho decente sustentável”, afirmou.
Estiveram presentes na inauguração o diretor de Desenvolvimento da Desenbahia, Marcelo Oliveira, representante do SEBRAE, Valdinéia Borges, o representante da Amurc, Luciano Veiga, o presidente da Câmara de Vereadores, Eri Guimarães, o presidente do CDL, Marcelo Souza, o gerente do Banco do Brasil de Uruçuca, Luis Affe, secretários, vereadores, comunidade de Serra Grande, área rural e lideranças.

Desde 2002, quando foi criado, o CrediBahia já beneficiou a 39 mil clientes, liberando 77 mil contratos e financiando R$113 milhões. “Mais um bom beneficio que o prefeito traz para Uruçuca”, disse a pequena comerciante, Mariene Oliveira.

Trabalho Decente

Hoje foi realizada, também em Uruçuca, a Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente com a presença do o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Na pauta das discussões como geração de emprego, qualificação profissional e economia solidária. Para o prefeito, a conferência é ouvidoria do povo. “Vamos participar da construção de melhores dias”, evidenciou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruçuca, Ademilson Alves, levou para as discussões a maneira ainda precária que os trabalhadores rurais enfrentam na região. “A informalidade ainda é o maior problema enfrentado pelos nossos trabalhadores”, pontuou.

Para o secretário Nilton Vasconcelos, “esta é a oportunidade que a população tem de colaborar na construção das políticas públicas de trabalho e emprego”. A secretária Cinira ainda destacou o momento de participação que se vive hoje. “Temos oportunidade de escolher a cidade que queremos através de audiências e conferências”, disse.

Estádio


O prefeito Moacyr Leite Júnior junto com o secretário de Infraestrutura, Noel Freitas e os vereadores Carlos Magno, Joselito Abreu, Irnão Duda e o presidente da Câmara, Eri Guimarães, ciceronearam o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos e o diretor de Desenvolvimento da Desenbahia, Marcelo Oliveira, às obras do Estádio Municipal Antônio Ferreira, “Ferreirão”. Vasconcelos é o gestor da pasta e, Leite, fez questão de levá-lo para vistoriar e acelerar o processo. “Os desportistas precisam desse lugar com qualidade”, afirmou o prefeito.

Pequenos empreendedores é o foco em Uruçuca


                                 Audiência Pública sobre Microcrédito é novidade na cidade
Na tarde de Quinta-Feira, 14, o Centro de Cultura Água Preta recebeu a equipe da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte para audiência publica do microcrédito. O objetivo é tornar público como é esse programa e como funciona. De acordo com a supervisora da Setre, Walda Santana, a palestra foi para aproximar o microcrédito do CrediBahia aos micro-empreendedores uruçuquenses, além de promover o desenvolvimento sustentável, oferecer crédito orientado e estimular a geração de ocupação e renda.
A reunião foi bastante produtiva onde a participação da população foi mediana. A população local ainda não está acostumada a decidir o rumo de sua cidade com participação de audiências e conferências.  Diante disso o Governo Forte, Povo Respeitado aos poucos está instigando essa forma de construir participando. O encontro teve início às 15 horas com uma mostra em slides do que é o Programa CrediBahia. Logo em seguida foi aberto ao debate e as dúvidas.
De acordo com a supervisora, existe um critério básico para ser contemplado com o microcrédito. “A pessoas devem estar no mínimo seis meses em atividade e com o nome limpo”, explicou. Ela ainda diz a sacoleiras, manicures, vendedoras de acarajé, que não precisa de projeto e sim da idéia. “O empreendedor precisa da idéia e, em seguida, se dirigir ao CrediBahia e falar com o agente de Crédito”. Segundo o agente Samuel Barreto, o CrediBahia de Uruçuca será a casa da pessoa que queira desenvolver-se.
As discussões da audiência foram pertinentes e todos saíram com suas dúvidas dizimadas. Para o microempresário Marcos Foto, essa audiência pública foi de suma importância para as pessoas que querem de desenvolver e andam direito com suas contas. “É um avanço para os pequenos comerciantes”, explicou. Ele ainda destacou a boa ação da gestão municipal e do gestor. “A iniciativa do prefeito foi muito boa e com certeza vai melhorar o comércio local”, elogiou.
Inauguração
Essa audiência pública é um ensaio para a inauguração do Posto do CrediBahia que será realizado amanhã, 15, no Galpão do Desenvolvimento às 9h em frente à prefeitura. Na solenidade o prefeito Moacyr Leite Junior receberá o secretário de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, do diretor de Negócios do Desenbahia, Marcelo Oliveira e representantes do SEBRAE. O prefeito aproveita e convida toda comunidade da sede, da Serra Grande e da área rural para mais essa conquista.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CrediBahia e Conferência do Trabalho Decente movimentam Uruçuca

A inauguração do posto de atendimento do Credibahia e a realização da Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente movimentam, nesta sexta-feira, 15, o município de Uruçuca. O prefeito, Moacyr Leite Junior, recebe para as duas solenidades o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.
Esses encontros, abertos ao público, vão subsidiar com contribuições locais os debates da III Conferência Estadual dias 22 e 23 de setembro, em Salvador; e a I Conferência Nacional entre os dias 02 e 04 de maio de 2012, em Brasília.
O posto do CrediBahia de Uruçuca será inaugurado no Galpão do Desenvolvimento na Rua Vital Soares em frente a prefeitura. Esse Galpão abriga estandes e salas de órgãos como EBDA, ADAB, ADAMUR e outros. Antes, quinta-feira, 14, às 14 horas, será realizada uma audiência pública para apresentação do programa de microcrédito estadual, no Centro de Cultura de Água Preta, na Praça da Bandeira.

Nos seus nove anos de existência, o CrediBahia já beneficiou a 39 mil clientes, liberando 77 mil contratos e financiando R$113 milhões. No momento, a sua carteira ativa tem 13 mil contratos liberados e R$17 milhões em valores financiados.
Presente em 156 cidades baianas, o programa da Setre, em parceria com o Desenbahia, Sebrae e prefeituras visa aumentar a oferta de crédito para os pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para uma larga parcela da população que tem dificuldades de acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros. De acordo com o prefeito, esse crédito oferecido é para regozijar a economia local e incentivar o empreendedorismo. “Uruçuca hoje tem esse serviço”, disse Leite.

IVETE SANGALO VIRA COMANDANTE DE VOO DA TAM

Os passageiros da TAM tiveram um vôo turbulento na manhã desta terça-feira (12). De acordo com informações da companhia aérea, o furacão Ivete Sangalo deixou a tripulação em polvorosa. É isso mesmo, o fenômeno musical da Bahia aprontou dentro do avião da empresa. Confira detalhes da decolagem do avião baiano na Coluna Holofote.

FIFA CONFIRMA ABERTURA DA COPA EM SãO PAULO

Após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ter se curvado ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em visita à sede da entidade, o tucano conseguiu o que queria: pôs para debaixo do tapete a querela com o cartola por causa das investigações que sofreu no governo FHC, e garantiu a abertura da Copa-2014 para o Itaquerão. O Estádio a ser construído pelo Corinthians terá verba pública através de isenções fiscais. A intenção dos dirigentes da Fifa é oficializar o anúncio ainda nesta quarta-feira (13), segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo. A ratificação da escolha pela maior cidade da América Latina dependia das garantias financeiras da obra, o que foi feito segunda-feira. Um aspecto, porém, ainda preocupa: o fato de representantes do Corinthians e da Odebrecht, construtora encarregada da obra, não terem assinado o contrato.

Bairro Nova Esperança fundou sua associação


O bairro Nova Esperança de Uruçuca no último domingo, 10, recebeu cerimônia de fundação e posse da diretoria da Associação do mesmo. O nome do bairro foi escolhido pelos próprios moradores com o intuito de firmar a “esperança” numa busca por melhoras.  A criação da associação é uma forma legal de angariar benfeitorias e recursos através dos órgãos públicos. ”Vamos começar esse bairro de forma correta”, disse o prefeito Moacyr Leite Junior.
A Associação do Bairro Nova Esperança ficou composta da seguinte forma: Zenildo Santos Borges como presidente; Juracy Alves do Santos, vice-presidente; Damiana Clemente, secretária e Gilson Cabeleleiro como tesoureiro. O Conselho Fiscal ficou constituído por Antônio Marcos, Maria de Fátima, Arlindo do Nascimento e Miguel Pereira dos Santos.
O encontro contou com a presença da secretária de Assistência Social, Alice Sena Gomes, do secretário de Infraestrutura, Noel Freitas, da vereadora Magnólia Barreto, do presidente da FM Cidade Edilson Silva, do coordenador do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Carlos Alberto “Japonês” Carvalho e do dentista Dr. Carlos “Lolo” Sena Gomes. “Nossa prioridade é oferecer condições dignas de moradia dentro da sociabilidade”, categorizou a secretária de Assistência Social.

terça-feira, 12 de julho de 2011

“Situação absurda”, disse o secretário da SSP sobre o efetivo civil de Uruçuca

Enquanto que Buerarema e Coaraci têm mais de seis, Uruçuca, conta com apenas dois agentes da Civil
A Comitiva de Uruçuca chegou a Secretaria de Segurança Pública – SSP no Centro Administrativo da Bahia – CAB na última sexta-feira, 08,  por volta das 11 horas. O prefeito Moacyr Leite Junior, oito vereadores e representantes da sociedade civil levaram a pauta de reivindicação devidamente assinada para entregar ao secretário, Mauricio Barbosa. Para o prefeito, segurança pública, é um corrente entre as policias, o Ministério Público e o Judiciário. “Se um desses pilares faltarem ocorre falhas”, explicou.
Foi entregue também um relatório a respeito da situação do efetivo, estatísticas de roubo, furtos e assassinatos em Serra Grande e, sobretudo, a ausência de investigação dos crimes. “O maior problema é a falta de solução dos casos que se complica devido à distância da sede”, disse o presidente da Rede de Associações de Serra Grande, Marcel Santos. Para ele, a sensação de impunidade amedronta a vila.
Após a leitura do relatório, Barbosa, relatou a situação da SSP da Bahia em cinco meses de sua gestão. “Estamos tentando dar soluções aos municípios que se esbarram não somente em dinheiro e sim na burocracia”, explicou. De acordo com ele, o PAC, a mobilização dos secretários e o trabalho em parceria da Sudic, Conder e Sucab ocasionaram uma aceleração nos tramites, principalmente, no que se refere à Unidade de Segurança. 
 A SSP está adotando modelos pré-moldados para as Unidades Policiais com única licitação. “É a nossa proposta”, acrescentou o secretário. Para ele, a licitação única para todas as unidades reduziria a burocracia. As equipes já estão indo aos municípios fazendo levantamentos. “Nossa prioridade são paras as cidades que fizeram doações de terreno que é o caso de Uruçuca que será contemplada”, afirmou.
Outro aspecto abordado pela comissão foi a propósito da viatura. “O governador já liberou 560 viaturas e todos os municípios receberão”, categorizou o gestor da SSP. Para Leite, o ideal seriam duas viaturas: uma para policia civil de Uruçuca e outra para PM da Serra Grande. “Duas seriam suficiente para o bom funcionamento”, completou.
Policia Civil
“Sem a polícia civil a PM não trabalha”, afirmou o prefeito. Segundo ele, existe trabalho por parte da Policia Militar de Uruçuca e Serra Grande. “A PM mostra serviço”, elogiou. Mas sem o oficio da Polícia Civil a Militar quase não funciona. De acordo com o relatório, é quase inexistente o trabalho da Civil em Uruçuca. “São dois agentes e um escrivão”, explicou o presidente do Conselho de Segurança Pública de Uruçuca, Marcelo Souza.
De acordo com dados do relatório comparado a cidades vizinhas Uruçuca está defasada ao extremo. “Buerarema tem nove, Coaraci tem sete enquanto que Uruçuca tem dois agentes e Serra Grande nenhum”, alertou o vereador Carlos Magno. Para o secretário é fora do normal. “Vamos procurar saber informações destes dados para fazermos essa correção, remanejando, para igualar o número de agentes”, falou. Segundo Barbosa é “um absurdo”.
Serra Grande
A situação de Serra Grande foi analisada com atenção e preocupação. O turismo atrai coisas boas assim como prejudica. “Falta de investigação e a ausência da Policia Civil é que castiga”, disse o vereador Duda da Serra. “O delegado não mora na cidade e nem aparece”, criticou Moacyr. De acordo com Mauricio Barbosa, o delegado será enquadrado quiçá substituído. Ele ainda acatou o procedimento de plantões em Serra Grande. “Com o remanejamento do efetivo civil poder-se-á fazer investigação”, disse.
Ainda segundo Barbosa, o efetivo da PM será ampliado assim que for possível. “O ajuste é que amplie para 45 policiais militares para a sede e a vila” evidenciou o prefeito. Mas “o efetivo militar do Estado é muito complicado” e é preciso cautela. “Mas tomaremos as decisões”, garantiu Barbosa.
Presenças
A comitiva contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Eri Guimarães, do vereador José Pedro Castro, da vereadora Magnólia Barreto, do vereador Irmão Duda, do vereador Renato Francisco, do vereador Joselito Abreu e a equipe da Assessoria de Comunicação. Essa audiência ficou claro que a união faz a força como destacou o secretário. “Se nós não nos unirmos a população quem sofrerá”. Para o presidente do Conselho, Souza, isso só acontece porque “é uma gestão que valoriza a opinião pública.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FUNCIONÁRIOS DA COCA-COLA DEFLAGRAM GREVE NA BAHIA

Funcionários da Coca-Cola deflagram greve após rodada de negociações (Foto Divulgação).

Os funcionários da Coca-Cola deflagraram greve nesta quinta-feira (7) nas unidades de Feira de Santana, Simões Filho, Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 10%, mas a distribuidora da Coca na Bahia, a Norsa, oferece 6,31% e não negociaria as cláusulas sociais.
Além de 10% de reajuste, os funcionários da Coca-Cola querem cesta básica de R$ 150,00 mensal, auxílio material escolar (R$ 300,00), piso salarial de R$ 850,00 mais cinco centavos para cada produto entregue para motoristas. As demais categorias teriam piso de R$ 750,00, segundo o sindicato dos trabalhadores em indústrias de bebida, o Sindibeb.
FONTE NOVA: TCE NãO DECIDE SOBRE FINANCIAMENTO
Ainda está emperrado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) o pedido de autorização para contrair o financiamento no valor de R$323 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a construção da Arena Fonte Nova. O processo estava na pauta de votações do TCE para a sessão desta quinta-feira (7), mas foi retirado devido a um pedido do relator, o conselheiro Pedro Lino. Ele se valeu de duas novidades recentes que não foram analisadas: o envio dos projetos executivos da obra pelo Governo do Estado na quarta-feira (6), enquanto tais informações deveriam ter chegado no dia 30 de junho, e a redução no repasse total do Estado para o consórcio OAS-Odebrecht em R$ 150 milhões. Conforme apurou o jornal A Tarde, um acordo como o Ministério Público Federal (MPF) obrigou o Estado a diminuir o repasse, que agora ficará em R$ 1,4 bilhão a ser pago parcelado em 15 anos. A redução se deveu à menor taxa de juros cobrada pelo BNDES – o contrato se valia de índices comerciais.
MORAES: 'O PV SEGUE E OUTRAS MARINAS APARECERÃO'



Em Salvador, Marina Silva obteve quase 30% dos votos válidos para presidente nas eleições de 2010
Com o anúncio oficial da saída de Marina Silva do PV, nesta quinta-feira (7), e, consequentemente com ela, a ida do seu capital político, os verdes soteropolitanos lamentaram a decisão, mas garantem que o partido continua com a sua caminhada. Para o dirigente estadual e vice-presidente da legenda em Salvador, Marcell Moraes, o PV está acima de todos. “Eu sou fã de Marina. É uma perda lastimável, é um baque tremendo para mim que tenho 14 anos de partido. Mas, ele segue e as ideologias continuam e outras Marinas aparecerão. Nós estamos firme e forte para superarmos essa perda”, revelou. A ex-presidenciável, que filiou-se à sigla em 2009, obteve nas últimas eleições 20 milhões de votos e ficou em terceiro lugar na corrida ao Palácio do Planalto. Entretanto, na opinião de Moraes, o bom desempenho nas urnas, não seria possível sem a legenda. “O PV é grato a Marina, mas, deixar claro que os votos que ela obteve, não os teriam em partido algum. O partido não lançava um candidato a presidente há 15 anos, então uniu Marina Silva e o PV e deu um casamento perfeito. Infelizmente ele foi rompido e esperamos, quem sabe um dia, ela retorne, mas o Partido Verde continua”, disse. Questionado se há o receio de uma debandada dos partidários para uma possível nova sigla que a ex-senadora venha a criar, Moraes demonstrou confiança. “Eu acredito que não. Primeiro que teremos que esperar para saber qual bandeira será defendida por esse novo partido. E o Partido Verde está consolidado em todo Brasil e, tenha a certeza, que ele não morrerá com a saída dela”, garantiu.
(David Mendes)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reforma da Cadeia Pública de Uruçuca em ritmo acelerado


A  Cadeia Pública de Uruçuca passa por reforma em ritmo acelerado. Essa obra é um convênio entre a Prefeitura de Uruçuca e a Sucab – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia. “O objetivo é melhorar, reforçando as instalações principalmente contra fuga”, explicou o mestre-de-obras da empresa licitada, Leonardo Oliveira. De acordo com ele, a reforma oferecerá também condições dignas de trabalho a carcereiros e policiais. “Dignidade de trabalho será levado em consideração”, completou Oliveira.
De acordo com o prefeito Moacyr Leite Júnior, essa obra é de suma importância para o trabalho das policias. “A obra está num ritmo célere como a situação pede”, disse Leite. As condições eram tão precárias que foi necessário o Ministério Público intervir e interditar, de acordo com o procurador do Município, Dr. Caio Ramos Costa. Por isso Uruçuca passou muito tempo sem o apoio de uma cadeia o que dificultava o trabalho dos órgãos competentes.
A revitalização da Cadeia Pública contará com um depósito, banheiro, cozinha, carceragem, telhado novo com telhas onduladas, tubulação nova e pintura em geral. “Aumentamos a frente para esconder o telhado e tirá-lo da vulnerabilidade”, explicou o mestre-de-obras. Oliveira ainda explica que haverá as três mesmas celas, mas com camas adaptadas em medições padrões. “Serão dois beliches em cada cela”, contou.
De acordo com Oliveira, ainda há um discussão enquanto a área de sol. “Estamos em diálogo em relação à entrada da luz solar por causa de fuga”, acrescentou. Para ele, por um portão de separação e vedação do teto com grades bastante resistentes resolveriam o problema de ventilação e da prática do banho solar. Segundo o prefeito, a previsão de entrega é de aproximadamente 60 dias.

terça-feira, 5 de julho de 2011

São Pedro de Serra Grande foi um sucesso


Arraiá do Palmito deixou gostinho de quero mais no paraíso do sul da Bahia

“Foi bom demais”, disse a comerciante Maria Fontes a respeito do São Pedro de Serra Grande. A Prefeitura de Uruçuca montou estrutura do Arraiá do Palmito na Praça Pedro Gomes para embalar foliões nativos e turistas. Foram dois dias de forró na praia. Bandas como Zabumbahia. Mel de Forró, Urubu Fogoso, Wander de Aguiar, Quarto de Luxo e K, Pankada puseram a galera para arrastar o pé. “Há muito tempo que não via um São Pedro bom aqui”, completou Fontes.
O povoado também contou com dois palcos para delírio da galera forrozeira. A festa não esfriou nenhuma hora com o palco alternativo com bandas locais como Estação 39 e Estrela do Mar. “Serra Grande também tem talento artístico e nós estamos incentivando-os e oportunizando-os”, disse o prefeito Moacyr Leite Junior.
Centenas de fãs foram a Serra Grande para apreciar o show de Vanoli Cigano no Arraiá do Palmito. Outra banda que se destacou na noite foi a banda Mel de Forró com muito pé-de-serra. No segundo dia de festa a banda Zabumbahia levantou poeira com músicas apaixonantes. 
Urubu Fogoso deu uma sacudida na platéia organizando trenzinho e quadrilha. E fechando com chave de ouro, o músico uruçuquense Wander de Aguiar, com um ritmo tradicional encantou o público presente que foi até o dia amanhecer.
 O padroeiro do povoado abençoou, a polícia reforçou e a gente bonita dançou. A mesma preocupação com a segurança que ocorreu no São João de Uruçuca foi direcionada a Serra Grande. “O policiamento foi reforçado e tudo ocorreu na mesma perfeita ordem”, disse o subprefeito, Gutemberg Farias. De acordo com Leite, os festejos de São Pedro em Serra Grande fazem parte do calendário cultural da cidade.
Durante o dia Serra Grande oferece praias, trilhas, balneário com barzinhos, uma praça linda, cachoeiras e culinária regional. Restaurantes como a Cabana Veloso, do Walter, pizzaria da Praça, Casas de Tapioca atraem o público que gosta de boa comida. Barraqueiros e ambulantes também tiveram oportunidade de vender o seu gerando emprego e renda. A circulação de dinheiro foi intensa para um público estimado em mil pessoas por dia segundo a Policia Militar de Uruçuca.
Orlando Silva destaca que obras do Estádio Nacional estão avançadas | Foto: Agência Brasil
São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, que concorrem na disputa para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, ganharam mais um motivo para apressar as obras em seus estádios. Na manhã desta segunda-feira (4), o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que devido ao estágio avançado da construção no Estádio Nacional de Brasília, a capital federal se credencia para abrir o Mundial do Brasil. A assessoria do consórcio responsável pelas obras em Brasília afirmou que 33% da execução já foram concluídos e a etapa das escavações e das fundações já está quase terminada. A obra está prevista para ser finalizada em 31 de dezembro de 2012. As informações são do G1.

Ruralzinho: um show de bola na área rural


O Campeonato Ruralzinho organizado pela FM Cidade chegou ao fim com uma grande festa neste domingo, 03. No campo do IfBaiano Campus Emarc Uruçuca. Os protagonistas da festa foi Brejo Mole contra Real Madri de Três Paus. O Real Madri sagrou-se campeão com placar de 3 a 2 levando um troféu e premiação de R$ 400,00. O vice-campeão levou R$ 300,00. “Jogo apertado, mas levamos a melhor”, disse o técnico Antônio Jackson Clímaco o popular Jaquinho.
De acordo com o presidente da FM Cidade, Edilson Silva, o Ruralzinho movimentou a área rural de Uruçuca de forma harmoniosa proporcionando momentos de diversão e lazer. Foram 15 rodadas com 18 jogos e 20 times. 
Gols e comemorações foram desenhados durante cinco meses. Pé de Serra, Barrocão Serra Grande, Cachimbo Seco, Jacarandá foram alguns lugares que o Ruralzinho passou deixando a marca da FM Cidade e do Governo Fonte, Povo Respeitado.
Segundo um dos organizadores, Edenildo Braga, os 20 times que participaram do campeonato receberam um certificado de participação. Para ele, isso é uma forma de valorizar os times, as regiões e, sobretudo os atletas. Para o universitário Antônio Alberto Santos, o Ruralzinho é uma boa iniciativa de valorizar o esporte. “O jogo está de qualidade. Muito bom”, elogiou o Santos. O torneio foi transmitido pela FM Cidade para toda Uruçuca.
O aproveitamento foi muito bom. De acordo com o comerciante, Henrique Novaes, Uruçuca e área rural só têm a ganhar. “A organização está de parabéns”, disse Novaes. Para ele, o Ruralzinho é uma maneira de movimentar renda a população. Cada jogo era numa região possibilitando às famílias locais venderem de bebidas e comidas.
A festa contou com a presença do prefeito Moacyr Leite Junior, do secretário de Finanças, José Carlos Brito, do presidente da Câmara de Vereadores, Erivaldo Guimarães, da diretora das Escolas do Campo, Leila Rosa, que entregaram os troféus no estabelecimento de Wilson num clima de descontração e alegria. “Até próximo ano”, disse o prefeito.
Nova lei: Solto primeiro preso; homem foi proibido de frequentar bares e casas de prostituição


O primeiro beneficiado por uma decisão judicial com base na nova lei de prisões, que entrou em vigor nesta segunda-feira (4) em todo o país, teve a liberdade concedida sob a condição de não frequentar bares e casas de prostituição em São Paulo. De acordo com o Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (Dipo), o indiciado, que foi preso no último sábado (2), também será obrigado a se recolher durante a noite. A primeira decisão da capital paulista partiu de um juiz do próprio Dipo, que concentra todos os flagrantes, um dos alvos da nova lei. O indiciado foi preso por receptação porque estava com um cartão bancário furtado. “Como a condenação já tinha mais de cinco anos, o juiz entendeu que ele devia ser solto, e agora deve comparecer ao cartório para tomar ciência de suas obrigações”, afirmou o juiz Alex Tadeu Monteiro Zilenovski. Informações do G1.

A joalheria do designer Carlos Rodeiro, no Shopping Barra, em Salvador, foi assaltada por dois homens no início da noite desta segunda-feira (4). De acordo com policiais da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que já estão no local, os bandidos, que usavam macacões azuis de operários, chegaram e renderam os funcionários. As câmeras do circuito de segurança do estabelecimento comercial captaram a fuga da dupla no estacionamento. Eles, que ainda não foram identificados, fugiram a bordo de um veículo Voyage preto, de placa NTO-40165. A assessoria de imprensa de Rodeiro ainda não deu detalhes do que foi roubado.

Fonte Nova: TCU aprova PPP e as obras da nova arena


Concessionária garante que obra será entregue em março de 2013 | Foto: Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o sistema de parceria entre governo da Bahia e a iniciativa privada para que as obras da Arena Fonte Nova sejam concluídas antes da Copa de 2014. O presidente do órgão, Benjamin Zimler, acompanhado do governador Jaques Wagner (PT) e do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), realizou uma vistoria, nesta segunda-feira (4), e aprovou ainda, o andamento das obras. “É um modelo que divide os riscos com o parceiro privado. Não há como deixar de reconhecer que a iniciativa privada é mais capaz de gerir uma obra visando a exploração econômica do empreendimento. E agora é zelar pelo bom acompanhamento”, disse. Já para o líder baiano, o trabalho preventivo é fundamental. “Se tiver alguma coisa que o Tribunal de Contas entenda que a gente pode conquistar com preço melhor para o estado, por que eu vou me insurgir contra isso?”, questionou. A capital baiana foi a quarta cidade visitada pelos ministros do TCU.

Código Penal: Juiz afirma que prisão ficou inviável; Promotor alerta que pedófilos e corruptos não ficam mais na cadeia

Em artigo publicado no jornal Valor Econômico, o desembargador Fausto De Sanctis fez críticas ferrenhas às alterações nos dispositivos do Código de Processo Penal (CPP) sobre prisão em flagrante e prisão preventiva, em vigor a partir desta terça-feira (5). O juiz federal considera que, com a vigência da nova norma, “a prisão estará praticamente inviabilizada no país”. Segundo Sanctis, “já que se exige a aplicação, pelo juiz, de um total de nove alternativas antes dela [prisão], restringindo-a sensivelmente”, colocar alguém na cadeia virou algo praticamente irrealizável no Brasil. Outro que critica as mudanças no CPP é o promotor de Justiça paranaense Giovanni Ferri. Também em artigo, publicado em diversos veículos, ele lembra que além dos novos dispositivos, a nova determinação estendeu a fiança para crimes punidos com até 4 anos de prisão. Agora, porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos (pedofilia), destruição de bem público, entre vários outros crimes gravíssimos, não mantém ninguém preso - a não ser que seja reincidente - se pagar fiança. Em todos esses casos, o delegado irá arbitrar o valor a ser pago pela liberação, sem interferência de juiz ou promotor. “Nos próximos meses, não se assuste se você encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc.”, provoca Ferri. Salve-se quem puder.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nova lei deve libertar 7,7 mil presos na Bahia

A nova Lei da Prisão Preventiva, que entra em vigor nesta segunda-feira (4) tornará possível a liberação de cerca de 7,7 mil presos na Bahia que estavam atrás das grades devido à pedidos de prisão preventiva, mas ainda não foram julgados – este total representa a metade da população carcerária da Bahia, atualmente de 15,5 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Justiça apurados por A Tarde. Se beneficiarão das novas regras presos não reincidentes que cometeram crimes leves, puníveis com menos de quatro anos de reclusão. Para estes presos ganharam as ruas, será necessário pagar fiança, e em alguns casos terão de ser monitorados com pulseiras eletrônicas, que rastreiam seus passos. O valor da fiança poderá ser definido por delegados, e varia de R$160 a R$ 109 milhões. Como cada caso será analisado individualmente, o fato de a lei ter entrado em vigor nesta segunda não significa que todo este contingente de presos sairá às ruas automaticamente. “O que a lei diz é que o advogado pode alegar a aplicação de medidas cautelares para o preso. A regra é: o processo você sempre aguarda em liberdade”, explica o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. Informações da Agência Brasil.

domingo, 3 de julho de 2011

Prefeitura de Uruçuca vai a SSP buscar soluções


Aconteceu na tarde de Quinta-Feira, 30, uma reunião de pauta importantíssima para Uruçuca: segurança pública. O prefeito Moacyr Leite Júnior recebeu em seu gabinete setores da comunidade em geral para discutir a problemática. “Muito importante esse tipo de discussão para chegarmos a um denominador comum”, enfatizou Leite.
O objetivo do encontro é definir a pauta central de reivindicação para levar ao secretário de Estado da Segurança Pública na próxima terça-feira, 05 de julho. Além da prefeitura estão envolvidos na comissão o legislativo, a Polícia Militar, Polícia Civil, CDL, comerciantes, Rede de Associações de Serra Grande e o Conselho Municipal de Segurança Pública - CMSP.
Na reunião foi discutido o aumento de efetivo em 20 policiais, tanto para sede quanto para Serra Grande, construção de Posto Policial em Uruçuca e reforma do de Serra Grande, uma viatura para polícia civil e militar para ambos os lugares. De acordo com o tenente Edimon Cezar, o ideal são 20 policiais para Uruçuca e Serra Grande. “Cinco policiais por dia, segundo estudo da ONU”, explicou. Para ele, o efetivo de 25 policiais para os dois locais não é suficiente. “São dezesseis em Uruçuca e nove na vila”. Completou.
O prefeito solicitou a Câmara um levantamento do número de efetivos Civis e Militares de municípios circunvizinhos para respaldar a reivindicação, assim como, convidou os envolvidos a irem à audiência na SSP. Para Leite, segurança é dever do Estado, mas o município tem o seu papel de solicitar e pressionar. “É obrigação do Estado a Segurança, mas é nosso dever é buscar soluções através de pedidos, ofícios, audiências e outros”, categorizou.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Marcelo Souza, crime não registrado não são contabilizados. “Solicitarei ao delegado uma estatística definida de Uruçuca de crimes ocorridos”, acrescentou. O tenente concordou. “Crime sem solução é porque não houve investigação”, completou.
Confirmando a preocupação do poder público e da comunidade local estavam presentes os vereadores Carlos Magno, José Pedro Castro, Duda da Serra, Irmão Duda, a chefe de Gabinete Fabricia Ferreira, Sargento Sena, o comerciante Boa Ventura e outros.
Serra Grande
A situação no povoado de Uruçuca, Serra Grande, é gritante. Os números de assassinatos e extermínio são assustadores para uma vila pacata. “Só nesse primeiro semestre cinco pessoas foram assassinadas”, listou o presidente da Rede de Associação de Serra Grande, Marcel Santos. De acordo com o subprefeito, Gutemberg Farias, esses dados aterrorizam a comunidade local. “Serra Grande precisa de um freio”, solicitou.
Serra Grande é um potencial turístico de dar inveja a seus vizinhos e não merece padecer pela impunidade. Cachoeiras, trilhas, belos mirantes, balneário e culinária deliciosa só terão valor com tranqüilidade e segurança. Portanto, o Governo Forte, Povo Respeitado junto com a rede vai ao Estado buscar soluções e posições para essa realidade. “Vamos trazer respostas”, disse Leite.

Câmara de Vereadores pelo presidente, Erivaldo Guimarães, e demais colegas como Carlos Magno, José Pedro Castro, Duda da Serra, Irmão Duda, o Conselho Municipal de Segurança Pública, pelo presidente interino Marcelo Souza, a Rede de Associações de Serra Grande, pelo membro Marcel Santos

sábado, 2 de julho de 2011

Arraiá do Palmito chega a Serra Grande


São Pedro de Serra Grande: Forró, praia e natureza

O São Pedro de Serra Grande, povoado de Uruçuca, promete ser agitado com o Arraiá do Palmito, nos dias 01 e 02 de julho, a partir das 22 horas. O forró vai ocorrer na Praça Pedro Gomes e será comandado pelas atrações: Vanoly Cigano, Urubu Fogoso, Estrela do Mar, Quarto de Luxo, Wander de Aguiar e K, Pankada.
A festa contará com o reforço da Polícia Militar e propõe o forró na praia.Uma mega estrutura será montada com ornamentação, portal e muita alegria. O prefeito Moacyr leite Junior abrirá os festejos onde considera o lugar o paraíso do sul da Bahia. “Quem visita Serra Grande se apaixona”, disse Leite.
Pousadas e hotéis estão quase todos lotados para se esbaldar no São Pedro da Serra Grande.  Restaurantes, lanchonetes e casas de Tapioca se preparam para receber turistas de toda parte do Brasil. Para quem vai curtir o São Pedro no cantinho mais aconchegante do litoral brasileiro poderá conhecer cachoeiras, praias virgens, fazer trilhas, banhar-se no balneário e comer um delicioso Guaiamun na Barraca Veloso durante as manhãs. “De noite vamos forrozar”, disse a universitária Rafaele Marques
O São Pedro com o Arraiá do palmito de Serra Grande tem a realização da Prefeitura Municipal de Uruçuca, Governo Forte, Povo Respeitado, o apoio da Câmara de Vereadores de Uruçuca e o patrocínio da Bahiatursa, Ministério do Turismo e Bahia Mineração. Para o coordenador do evento, Jonaldo Goes, Serra Grande terá o mesmo cuidado e estrutura que teve o Arraiá do palmito em Uruçuca. “Vamos caprichar”, disse Goes.
Padroeiro
São Pedro é padroeiro do povoado de Uruçuca, Serra Grande. A Vila é aconchegante, discreta, charmosa e bela. Gradualmente está recebendo infraestrutura hoteleira e investimentos. Durante esses dias, fiéis, rezaram para o santo popular. De acordo com o subprefeito, Gutemberg Farias, Serra Grande entra em festa com a data. “Durante a semana aconteceu à novena a São Pedro com muito louvor”, disse Farias.