A paraense Socorro Moreira, 46 anos, há 15 anos vende lanches na porta de sua casa, no município de Uruçuca. Na manhã de hoje, dia 15, ela ganhou um novo vizinho. Foi inaugurado, em frente a sua casa, pelo prefeito Moacyr Leite Junior, o posto do CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia) de Uruçuca. “Vou fazer uma visita para ver as condições de empréstimo. É uma ótima iniciativa de apoio para os empreendedores daqui do município”, elogia Socorro.
O prefeito recebeu na cerimônia de inauguração, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que ressaltou a importância do CrediBahia para o desenvolvimento da economia dos municípios.
“O importante é que o dinheiro circula no próprio município, gerando trabalho e renda para a população local”, enfatizou. Para Leite, esse posto é um compromisso com os pequenos comerciantes. “É a prova da nossa valorização com o microempreendedor”, disse.
A ocasião foi aproveitada para apresentar o Galpão do Desenvolvimento e os agentes de crédito uruçuquenses do CrediBahia: Alfredo Henking e Samuel Barreto. “Esse espaço é para quem quer crescer e se desenvolver”, categorizou o prefeito. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cinira Fernandes, o microcrédito é uma maneira decente de oferecer ocupação e renda. “O CrediBahia é o caminho de incentivarmos o trabalho decente sustentável”, afirmou.
Estiveram presentes na inauguração o diretor de Desenvolvimento da Desenbahia, Marcelo Oliveira, representante do SEBRAE, Valdinéia Borges, o representante da Amurc, Luciano Veiga, o presidente da Câmara de Vereadores, Eri Guimarães, o presidente do CDL, Marcelo Souza, o gerente do Banco do Brasil de Uruçuca, Luis Affe, secretários, vereadores, comunidade de Serra Grande, área rural e lideranças.
Desde 2002, quando foi criado, o CrediBahia já beneficiou a 39 mil clientes, liberando 77 mil contratos e financiando R$113 milhões. “Mais um bom beneficio que o prefeito traz para Uruçuca”, disse a pequena comerciante, Mariene Oliveira.
Trabalho Decente
Hoje foi realizada, também em Uruçuca, a Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente com a presença do o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Na pauta das discussões como geração de emprego, qualificação profissional e economia solidária. Para o prefeito, a conferência é ouvidoria do povo. “Vamos participar da construção de melhores dias”, evidenciou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruçuca, Ademilson Alves, levou para as discussões a maneira ainda precária que os trabalhadores rurais enfrentam na região. “A informalidade ainda é o maior problema enfrentado pelos nossos trabalhadores”, pontuou.
Para o secretário Nilton Vasconcelos, “esta é a oportunidade que a população tem de colaborar na construção das políticas públicas de trabalho e emprego”. A secretária Cinira ainda destacou o momento de participação que se vive hoje. “Temos oportunidade de escolher a cidade que queremos através de audiências e conferências”, disse.
Estádio
O prefeito Moacyr Leite Júnior junto com o secretário de Infraestrutura, Noel Freitas e os vereadores Carlos Magno, Joselito Abreu, Irnão Duda e o presidente da Câmara, Eri Guimarães, ciceronearam o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos e o diretor de Desenvolvimento da Desenbahia, Marcelo Oliveira, às obras do Estádio Municipal Antônio Ferreira, “Ferreirão”. Vasconcelos é o gestor da pasta e, Leite, fez questão de levá-lo para vistoriar e acelerar o processo. “Os desportistas precisam desse lugar com qualidade”, afirmou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário