Powered By Blogger

www.tonalic.com

www.tonalic.com
O Melhor Portal de Eventos da Região!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Itacaré: Homem mata três a golpes de facão

Um homem matou três pessoas a golpes de facão , na manhã deste domingo (18), em Itacaré, no sul do estado. O triplo assassinato aconteceu no distrito rural de Matinha. A polícia ainda não divulgou o que teria motivado Mauro José de Oliveira, de 37 anos, a cometer os atos. Ele foi preso em flagrante e transferido para o presídio de Ilhéus após ocorrer uma ameaça de linchamento pela população. Os crimes aconteceram em um intervalo de três horas. A primeira vítima foi o idoso José Pereira Barbosa, de 62 anos, que estava em uma fazenda onde trabalhava. Em seguida, Mauro José matou Edivanildo Brito da Cruz, de 27 anos, em uma estrada de terra perto de casa. O terceiro crime foi contra o padrasto de Edivanildo, Egídio Viana, outro idoso de 68 anos, que estava no quintal de sua casa. Informações do Correio.

Manicure usa instrumento de trabalho para ferir filho de 3 meses

Uma manicure de 25 anos foi presa neste final de semana acusada de cortar os braços e as pernas do filho de apenas três meses com seus instrumentos de trabalho. De acordo com informações da TV Bahia, Tatiane dos Santos Oliveira, que mora no Vale do Matatu, em Salvador, foi detida após ter sido denunciada por maus tratos pelos familiares. Em depoimento à polícia, a manicure negou ter machucado o próprio filho e alegou que os ferimentos no bebê teriam sido causados por um cachorro que vive na casa da família. Os policiais, no entanto, encontraram diversas contradições no depoimento dela, que responderá por crime de lesões corporais domésticas. A criança está sob a guarda da família paterna. Informações do jornal Correio.

Frente pelo voto aberto será lançada nesta terça-feira

Com o apoio de 191 deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto será lançada nesta terça-feira (20) na Câmara, em Brasília. O movimento se articula para que o presidente da Casa, o deputado Marco Maia (PT-RS), inclua na pauta de votação, em segundo turno, a PEC que institui o voto aberto. A proposta aguarda apreciação desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno por unanimidade. Para o lançamento, foram convidados representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre outras entidades.

Garota assassinada por homem apaixonado e vingativo é enterrada

O corpo de Cíntia Cardoso Pinheiro, de 14 anos, assassinada a facadas por Josevaldo Barreto da Silva, 47, foi enterrado na tarde deste domingo (18), no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador. As primeiras investigações da polícia confirmaram a hipótese de crime passional. Os três golpes sofridos pela adolescente nas costas e na barriga na tarde de sábado (17) teriam sido motivados por vingança e uma paixão descontrolada do acusado, que queria namorar a menina a todo custo. De acordo com uma amiga da vítima, Josevaldo se apaixonou pela garota, mas a mãe dela, Dona Eunice, teria proibido o namoro. “Na quinta-feira, ela deu uma surra nele com uma vassoura, até quebrar o cabo. Ele passou na minha casa e disse: ‘eu vou voltar para me vingar’”, contou em entrevista ao jornal Correio. Dois dias depois da surra, Josevaldo reapareceu, atacou a menina com uma gravata e desferiu as facadas. Em seguida, o acusado tentou se matar ao golpear a própria barriga. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado sob custódia policial. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Promotora tem carro pichado com ameaça de morte

Promotora tem carro pichado com ameaça de morteUma promotora teve seu carro pichado com ameaças de morte na noite desta quarta-feira (14), em Belo Horizonte. O veículo teve a lateral pichada com a frase "a morte sempre está perto", e  o pneu traseiro do veículo furado. A promotora, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, recebeu escolta. A promotora informou já ter sofrido outra ameaça de morte, vinda de um advogado, em janeiro de 2010, quando atuava na Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Ela e a família receberam escolta por um tempo determinado pela procuradoria. Segundo ela, o advogado temia perder a guarda do filho. As informações são do G1.

Carteiros mantêm greve nesta sexta

A greve dos funcionários dos Correios mantém parte dos serviços paralisados nesta sexta-feira (16). A direção da estatal informa que os serviços de entrega de cartas e encomendas estão mantidos, mas, podem sofrer atrasos. Os serviços que não funcionam por conta da paralisação são aqueles com hora marcada, como o Sedex, Sedex 10 e o Disque-Coleta. Segundo a direção da entidade, que só aceita negociar quando a greve acabar, o movimento tem a adesão de 30% do corpo funcional. Em entrevista ao G1, o diretor da Federação dos Trabalhadores dos Correios, José Gonçalo de Almeida, disse que a adesão à greve é de mais de 70% dos funcionários. "Cerca de 80 mil trabalhadores estão parados", disse. Os grevistas pedem reposição da inflação e aumento de R$ 400.

Itabuna: aulas são suspensas em escola invadida por vândalos


Os alunos da escola municipal Iolanda Pires, invadida por vândalos na madrugada desta quinta-feira (15), na cidade de Itabuna, no sul do estado, ficarão sem aulas até a próxima segunda (19). Segundo a diretoria da instituição, a suspensão das atividades é necessária para que seja feita a reorganização e limpeza das dependências do colégio, já que os invasores usaram tinta, alimentos e fezes para sujar as paredes e chão das salas de aula. De acordo com informações da TV Bahia, os materiais didáticos foram roubados e a merenda escolar foi espalhada pelas instalações do colégio, localizado em um sítio com livre passagem para populares de três bairros do município. A expectativa é que a merenda seja reposta durante a semana. O ataque é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia (DP) de Itabuna. Informações do jornal Correio.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bolo na Roça: Um doce caminho

Três mulheres do Barrocão chegaram ao sucesso com apenas força de vontade e um forno



 Foto: Asscom 
A emancipação da mulher nos dias de hoje é um assunto corriqueiro em pautas contemporâneas. Médicas, engenheiras, secretárias, ministras, promotoras. O lugar mais importante da nação hoje é ocupado por uma mulher. De acordo com estudos, o sexo oposto cresce gradativamente em todos os cenários pela sua capacidade de articulação, precisão e pluralismo. Certo, fato! Mas o empoderamento feminino das classes C e D apresentam um novo amanhecer. Sair da reação para ação, o querer ser útil pelo que se sabe fazer é o que está em voga.

O Barrocão, área rural do município de Uruçuca, é o palco do protagonismo feminino de três amigas. Um projeto de nome que dá água na boca é genuinamente do campo e surgiu das mãos de Marilucia Santos da Silva, Lucimeire Monteiro dos Santos e Celice Conceição Monteiro. “Nós começamos do nada, pela simples vontade de ser útil”, disse Marilucia, a coordenadora. Elas arranjaram um forno e tocaram a boleia pra cidade, como se costuma dizer por lá. Ela inda destacou que o batizado do nome do “filho” foi natural: “Bolo na Roça”.

Quinzenalmente era o período que as três começaram a fazer bolos e saírem pelas vicinais e ramais da região vendendo em porta em porta. De acordo com ela, a recepção foi de imediato em colégios e vendas. Essa iniciativa se deu há um ano após o amadurecimento de um bolo de idéias guardadas de muito tempo. O bolo que estava fadado a solar ganhou uma nova receita de vida quando a pró-ação configurou-se nessas três parceiras que se permitiram inovar através da perseverança, força de vontade, muito amor e um forno. “Desde sempre a minha vocação é culinária”, falou da Silva.

O projeto pioneiro chamou atenção da secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Uruçuca. Há três meses a pasta inscreveu o “Bolo na Roça” no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o qual Uruçuca é contemplado. Para Lucimeire Monteiro, essa parceria só veio a somar. “O apoio recebido fez a gente se aperfeiçoar e mostrar mais nosso trabalho”, explicou.

A boa nova do sucesso correu a vizinhança aguçando boatos, críticas e comentários pessimistas. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cinira Fernandes, é normal essa reação de desprezo ao que se refere o novo, mas ela alerta que o objetivo é contaminar outras mulheres em outras áreas do campo. “Temos que reagir contaminando para que novos projetos de protagonismo surjam”, vislumbrou.

De acordo com o prefeito Moacyr Leite Junior, o exemplo desse projeto deve ser seguido por outras trabalhadoras rurais que buscam por sua independência financeira. “O brilho desse projeto se deve a espontaneidade de como começou”, disse. Ele ainda ressalta, que a prefeitura através de suas secretarias deve servir como “olheiras” para identificar novas empreendedoras. “É assim que se respeita o povo, principalmente da área rural que tanto tenho carinho especial”, completou.



Banco do Nordeste

Através do esteio da Prefeitura, as meninas do “Bolo na Roça” firmaram convênio com o Banco do Nordeste para viabilizar mais equipamentos de trabalho, para reformar o espaço físico, adquirir roupas, e capital de giro. Para Fernandes, é só se organizar que dá para participar de microcrédito e editais. “Esse empreendedorismo é bem visto aos olhos do Banco do Nordeste e elas conseguiram”. Cinira ainda destacou a inscrição em editais da SETRE- Secretaria de Estado do Emprego Trabalho Renda e Esporte para fomento da proliferação de novos pontos. “Com esses editais vamos tentar implementar dez unidades desse projeto em nosso município”. Ainda segundo ela, esse projeto é a prova que não é só a mulher urbana que está tomando as rédeas da casa e contribuindo para o orçamento familiar. “Essa iniciativa partiu do campo e isso serve como bom exemplo”, cutucou.



Casa do Idoso

Durante a semana, de segunda a quinta, elas desenvolvem o trabalho direcionado as escolas. “Nas sextas-feiras nós três vamos à cidade para resolvermos problemas referentes ao nosso projeto”, pontuou Marilucia. A Casa de Apoio ao Idoso é o ponto de encontro. Lá a coordenadora Marinalva Brandão, especialista em comida alternativa, instrui o trio do Barrocão novas receitas. Segundo Brandão, a riqueza da região sul da Bahia não pode ser menosprezada e sim valorizada. Ela ainda salientou que o caminho é reaproveitar. “O desperdício no Brasil é muito grande e a maior parcela é feito pelos menos favorecidos”, criticou.

Na última sexta-feira, 09, a nova receita passada pela coordenadora foi a “Farofa Multimistura”. Folhas de chucho e quiabo, casca de banana, flocos de milho, mortadela (muito presente na mesa da população rural) e a tradicional farinha nortearam o preparo. Segundo Brandão, foi comprovado que a farinha, no sertão, é responsável pela longevidade dos sertanejos. “Servir essa farofa torna-se indispensável acompanhamento”, sublinhou. Para ela a “Farofa Multimistura” contém todo valor nutricional de uma refeição. “Todos os ingredientes são da nossa terra”, findou.

Acompanhou a farofa uma moqueca de banana da prata e de sobremesa bolo de banana da terra. Para as alunas da rede pública de ensino que participaram da degustação aprovaram. “Não percebi o que tem dentro, mas o gosto é ótimo”, disse a estudante do São Lucas Lilian Santana. Já para a aluna do Emmac, Tamiles Reis, caracterizou a comida como novidade. “Os alunos vão adorar esse sabor de novidade”, disse.



A rede

O processo de emancipação dessa história atrela-se a uma rede que envolve desenvolvimento econômico, educação e assistência social que é sólida na atual gestão de Uruçuca. Para a secretária de Educação, Célia Farias, esse projeto é uma maneira de aproximar os alunos dos produtos agrícolas típicos da região. “Muitas vezes os alunos têm preconceito com as frutas da nossa região e com essa diversificação a aceitabilidade é bem maior”, comparou. Projetos como esse, para a secretária de Assistência Social, Alice Sena Gomes, trazem benefícios ímpares no sentido de inclusão e autonomia. “Esse projeto é louvável uma vez que emancipa”, elogiou.

Festa da Cidade de Iguaí -Ba UM SUCESSO


Cobertura total da Ubatã FM 91,9 na Festa da cidade de Iguaí, onde contamos com a presença do Vice Governador da Bahia Oto Alencar, prefeitos da região,deputados,vereadores e autoridades,e ainda passou pelo palco várias bandas como,Trio da Huanna,Top Love,Lordão,Luca Matos,Netinho do Forró, e no Ultimo dia pra fechar com Chave de ouro cantou e encantou a Dupla Chitãozinho e Xororó.

Mateus Santos entrevistando Chitãozinho

Ubatã FM cobrindo os melhores eventos

Entrevista ao vivo PELA Ubatã fm Mateus Santos

Mateus Santos Entrevista Luca Matos

Escola Municipal Maria Freitas realiza o 2º Brechó Beneficente

 Fonte: Lucas Silva 
A Escola Municipal Maria de Freitas Neves iniciou na última segunda – feria 12, o II Brechó Beneficente. O objetivo é angariar fundos para realização do Dia da Criança. De acordo com a diretora Zazai Chaves, o primeiro evento foi um sucesso e a festa foi maravilhosa. “Este ano estamos realizando o segundo brechó para fazermos a alegria de nossos alunos”, disse.

Esses atos são espontâneos e o colégio se uniu em prol dos mais carentes. Os colaboradores, funcionários, pais, amigos, ex-alunos e outros podem colaborar doando roupas, calçados, acessórios e afins. “Esperamos sua colaboração. Não perca este evento!”, disse Chaves.

CAR libera R$ 136 mil para Serra Grande povoado de Uruçuca

 Fonte: Asscom CAR 
Ontem, 12, foi um dia de novidades para Uruçuca. O prefeito Moacyr Leite Junior esteve em Salvado na CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo do Estado e foi recebido pelo presidente José Vivaldo Mendonça. Na ocasião, Leite, efetivou a parceria e confirmou a disponibilização imediata de R$ 136 mil para a Associação dos Pequenos Produtores de Serra Grande para construção de banheiros. “O dinheiro já está na conta e vamos começar a construir”, afirmou o prefeito.

Logo após a visita à CAR, o prefeito seguiu para a sede da União dos Prefeitos da Bahia – UPB onde participou efetivamente de um encontro de prefeitos. Ele defendeu em seu discurso, diversos pontos em prol do municipalismo. “Precisamos de uma eleição unificada para que os municípios não sofram com falsas esperanças e embargos de emendas”, disparou. Moacyr ainda destacou a importância de se unir pela luta da emenda 29 que obriga a União destinar 10% do orçamento para saúde. “Com esse aumento a saúde melhorará sensivelmente”.

Outro aspecto abordado pelo prefeito de Uruçuca foi o apelo à liberação dos convênios com o Governo do Estado. Para ele, após eleição o Estado trancou as segundas parcelas das parcerias. Em Uruçuca, a SUDESB e a CONDER ainda não liberou recursos para finalização do Estádio Ferreirão e calçamento de ruas do bairro Everaldo Góes. “Precisamos sensibilizar o governador com a união dos prefeitos que passam situações similares”, categorizou.

Por fim, Leite, finalizou sua defesa a propósito do veto presidencial para os royalties do pré-sal. Segundo ele, o veto do então presidente Luis Inácio Lula da Silva ao artigo que garantia a repartição coletiva, prejudicam muitos e valorizam poucos. “A divisão dos royalties devem ser para todos os estados e municípios brasileiros”. Com isso, o Fundo de Participação dos Estados – FPE e o Fundo de Participação dos Municípios – FPM de todo país ganharão um salto em repasses.

Vitória sagrou-se campeão da Copa Pepede no último sabado, 10

 Prefeito Moacyr Leite Junior entregou o trofeu ao campeão


Fonte: Asscom A grande final da Copa Pepede de Futsal levou quase duas mil pessoas a Praça Gilberto Moura para vê o Vitória ganhar de 4 a 3 em cima do favorito Flamengo. O torneio teve a realização da Prefeitura de Uruçuca em parceria com a LAFSU. O campeão recebeu o valor de R$ 2 mil reais e o troféu das mãos do prefeito Moacyr leite Junior. “Parabenizo o campeão, assim como, todas as equipes participantes e seus atletas”, falou Leite. Para ele, o esporte move Uruçuca.

De acordo com o organizador Edvaldo Costa, a Copa Pepede foi um bom desafio e que ocorreu dentro da paz e da tranqüilidade. “O esporte, com a atual gestão, é valorizado e prestigiado”, elogiou. Para ele, o campeonato fez movimentar a economia local durante os cinco meses em que durou. “Os comerciantes do bairro venderam muito”, disse.

O esporte do Governo Forte, Povo Respeitado vem sacudindo os quatro cantos da cidade com torneios urbanos, da área rural e em Serra Grande. Para o diretor de Esporte de Uruçuca, Nilson Braúna, a Copa Pepede foi um sucesso devido o empenho da organização e o apoio incondicional da prefeitura. “Parabéns aos vencedores e mais torneios virão”, disse.

O jovem Péricles Junior sagrou-se o artilheiro e o goleiro Bostinha como jogador revelação. O vice-campeão levou a quantia de R$ 1 mil reais. A torcida aprovou e a prova foi casa cheia durante todos os finais de semana. A festa do esporte contemplou de crianças a idosos e mexeu com as equipes e os atletas. “Uma opção de diversão que tivemos durante esses meses”, disse o estudante Lucas Silva.

Prefeitura de Uruçuca entregou sete mil mudas frutíferas a agricultores familiares





Mudas de Jenipapo, Açaí, Graviola, Goiaba, Essencias Florestais



 Fonte: Asscom 
A Prefeitura de Uruçuca no último sábado, 10, no Mercado Municipal entregou cerca de sete mil mudas de plantas frutíferas. Essa iniciativa é uma parceria com a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola através do apoio do deputado Estadual Mario Negromonte Júnior. De acordo com o prefeito Moacyr Leite Junior, essa ação tem o intuito de diversificar a economia da área rural. “Essas mudas vem em boa hora para que as famílias plantem e comercializem em variedades”, disse.

As mudas distribuídas foram de Jenipapo, Graviola, Açaí, Goiaba e essências florestais. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cinira Fernandes, as mudas de essência florestais também são de grande importância para sustentabilidade e uso da madeira. “Temos mudas de ipê, arueira e araçá que podem ser a madeira no futuro para se consertar uma casa e outros afazeres”, explicou.


Segundo o agricultor familiar Arisvelto Brito, que levou 63 mudas, o projeto é muito bom para a população do campo. “Muito agradecido pela oportunidade”, disse. Para Erisvaldo Conceição, só nessa gestão municipal aconteceu apoio na produção agrícola. “Nunca tivemos incentivo para o desenvolvimento e hoje o prefeito tá de parabéns”, elogiou. Já para a dona Eliana da Silva, o governo acertou porque os agricultores estavam precisando. “Mais uma força que ganhamos para movimentar nossa renda”, disse.

Ilhéus: Prefeito recebe alta de hospital

Ilhéus: Prefeito recebe alta de hospital
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu alta nesta terça-feira (13) do Hospital Espanhol, de acordo com informações da TV Bahia. O gestor se sentiu mal enquanto trabalhava e foi encaminhado em um avião no início da madrugada desta quarta-feira (7) de Ilhéus para a capital baiana, onde ficou internado, segundo informações da assessoria do hospital. Com dores no estômago, ele havia sido atendido primeiro em um hospital particular e depois transferido para o Hospital São José, em Ilhéus.

Greve dos Correios para Sedex

A greve dos funcionários dos Correios já prejudicou 17% das entregas diárias – 5,3 milhões de objetos, que estão parados. Serviços como Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta, que têm prazo para entrega, estão suspensos por tempo indeterminado. As demais postagens continuam a acontecer, mas a entrega pode atrasar por dias. Segundo o presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, a paralisação teve até o momento adesão de 32% dos 109 mil funcionários. A greve foi iniciada nesta quarta-feira (14) e, segundo o diretor da Federação dos Trabalhadores dos Correios, José Gonçalves de Almeida, somente acabará após o fim das negociações salariais. O presidente dos Correios, entretanto, assegura que somente negociará quando os funcionários voltarem a trabalhar. Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de R$ 400, reajuste no vale-refeição, contratação de 21 mil trabalhadores em todo o país e pagamento de perdas salariais, dentre outras propostas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou nesta quarta-feira (14) que não haverá prorrogação de prazos de pagamentos de cobranças não recebidas em função da greve.

Fonte: Bahia Notícias