GENEBRA (Reuters) - O ano passado empatou com o ano mais quente já registrado, confirmando uma tendência de aquecimento a longo prazo, informou nesta quinta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Os primeiros dez anos do milênio foram os mais quentes desde os primeiros registros de clima, disse a organização.
'Dados recebidos pela OMM indicam que não há diferença estatística significante entre as temperaturas globais em 2010, 2005 e 1998,' disse em comunicado a agência, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
A OMM produz um ranking a partir de dados fornecidos por agências britânicas e norte-americanas.
Dados divulgados por institutos britânicos na quarta-feira indicavam que o ano passado foi o segundo ano mais quente depois de 1998, enquanto outros dois dos principais grupos que monitoram o aquecimento global no mundo, localizados nos Estados Unidos, disseram que 2010 estava empatado com o ano mais quente já registrado.
Durante os 10 anos entre 2001 e 2010, as temperaturas globais tiveram um aumento médio de 0,45 graus Celsius em relação à média de 1961-1990, e foram as temperaturas mais altas já registradas para um período de 10 anos desde que os registros começaram, disse a OMM.
'Os dados de 2010 confirmam a tendência de aquecimento global no longo prazo,' disse o secretário-geral da OMM, Michel Jerraud. 'Todos os 10 anos mais quentes registrados ocorreram desde 1998.'
A diferença entre os três anos mais quentes foi menor que a margem de incerteza na comparação de dados, segundo a OMM. A avaliação é baseada em dados coletados em condições climáticas terrestres e estações de clima, navios, bóias e satélites.
(Reportagem de Stephanie Nebehay)
Nenhum comentário:
Postar um comentário