Powered By Blogger

www.tonalic.com

www.tonalic.com
O Melhor Portal de Eventos da Região!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Programa Despertar em Uruçuca

Começou hoje, 26, no salão Paroquial da Igreja Matriz o Programa Despertar. Esse projeto é realizado pela FAEB e Senar, apoiado pelo Sebrae e Coelba, abraçado pelo Governo Forte, Povo Respeitado e voltado aos professores do Campo de Uruçuca. O Programa visa à mudança de atitudes e hábitos da comunidade e a Coordenação das Escolas do Campo da Secretaria de Educação pôs as mãos na massa. “É a hora de dá vida ao conhecimento teórico”, disse o palestrante da Florar, Volney Fernandes.
Palestrante Volney Fernandes

Plateia do Despertar
O Programa Despertar traz Resíduos Sólidos como temática para esse ano com o intuito de aproximar os conceitos sustentáveis a realidade do campo. Para a professora Aline Bispo, os hábitos irregulares tanto dos professores quanto dos alunos estão sendo transformados graças a essa capacitação. “Está havendo uma conscientização e hoje realmente eles compreendem o meio ambiente”, disse.



A professora do campo, Aline Bispo
Para ela ainda, feliz da cidade que tem um gestor e um governo que se preocupa em capacitar seus funcionários do campo, valorizando-os. “Acho importante a gestão trazer esse programa”, falou. “É um troca de experiências”, completou. “É nossa responsabilidade desconstruir a imagem de civilização e modernidade que impomos a área urbana”, criticou a secretária de Educação do município, Célia Farias, a respeito do estigma que existe contra a zona rural.

A secretária de Educação, Célia Farias

De acordo com Simone Oliveira dos Santos, professora do campo, a sustentabilidade sempre é garantia de benefícios. “Esse programa envolve a globalização que envolve mudanças. “Despertar a mudança para que o meio (o campo) seja bem melhor de se viver”, falou. Segundo ela, esse curso é multiplicador. “Através dos nossos alunos conseguimos atingir a comunidade e atingir os pais”, relacionou a professora.

Simone Oliveira, educadora do campo

Essas transformações são configuradas através de uma pedagogia de projetos. “Os professores elaboram os projetos e aplicam de acordo com a realidade do eixo abordado” explicou a coordenadora municipal de o Programa Despertar em Uruçuca, Millena Oliveira. A coordenadora ainda enfatiza uma espécie de lema do Despertar. “Despertar pequenas atitudes para gerar grandes transformações”, concluiu.

A diretora das Escolas do Campo, Leila Rosa e a coordenadora municipal do Programa Despertar, Millena Oliveria












Fonte: Asscom

Fotos: Mateus Santos

2 comentários:

  1. ja to com saudade desse povoao amado vcs continua morando no meu coraçao.

    ResponderExcluir
  2. sou eu professor rosenildo continuo com vcs neste grupo desse grupo e que eu nao lago por nada.

    ResponderExcluir