A vice-reitora da Universidade Estadual de Santa
Cruz, Adélia Pinheiro, recebeu o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, ontem, 24, pela tarde, para uma reunião sobre parcerias entre as instituições. Para a vice-reitora, é interessante para Uesc oportunizar melhorias na qualidade de setores primordiais. “Considero Gestão Pública, Saúde e Educação os eixos mais necessitados”, para aperfeiçoamento dentro da esfera pública. O prefeito acrescentou Desenvolvimento Econômico Rural. “Trabalhar com agricultura familiar aportado no desenvolvimento sustentável é enriquecedor para zona rural”, disse Leite.
O objetivo é aliar a demanda dos municípios com a riqueza científica técnica da Uesc através da Pró-reitoria de Extensão. “O Dourado já nos procurou para estreitarmos essa relação”, falou Adélia referindo-se a mais um município interessado. Cláudio Dourado é prefeito de Ibicuí e sucessor de Moacyr Leite Jr. na presidência da Amurc. A professora levará a reitoria uma proposta de reunião entre os municípios da região que já são contemplados com alguns programas da universidade. “São sessenta e quatro municípios dentro da nossa área de abrangência com mais de cinco mil professores efetivos sem graduação”, pontuou.
O Programa Especial de Graduação e Plataforma Freire são alguns dos projetos que capacitam educadores em diversas áreas. “São quatorze turmas em cursos como Pedagogia, Letras, Matemática, Geografia”, adicionou a professora. Leite ainda ampliou em relação à política de estágio, assim como, à assistência técnica com o curso de Agronomia e os desdobramentos que o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos oferece. Poucos municípios da região têm o PAA, responsável por injetar capital ao produtor agrícola toda semana dando a ele renda. De acordo com Moacyr, é lei que a prefeitura compre no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar na mão de produtores rurais. “Queremos comprar cem por cento para valorizar nossos produtores rurais”, disse enfático. “Eu sou apaixonado por esse programa de alimentos”, elogiou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário