Aconteceu no ultimo dia (09), no Centro de Cultura Água Preta o 1º Fórum de Assistência Social de Uruçuca. A secretaria de Assistência Social de Uruçuca recebeu os convidados como manda o figurino. As Recepcionistas a caráter, café da manhã tropical e a apresentação do Grupo de Jovens Católicos da cidade FIZERAM as honras enaltecendo as riquezas da região e o talento artístico de Uruçuca.
A abertura oficial do Fórum se deu por volta das 9h45min pela Assistente Social do município, Martha Vasconcelos, fazendo a composição da mesa. A secretária de Assistência Social de Uruçuca, Alice Sena Gomes em sua fala fez o acolhimento e divulgou as ações da pasta. “Com muita honra que estamos hoje aqui os recebendo para esse momento de discussão. Sintam-se todos abraçados”, disse com entusiasmo a secretária.
A habilitação do município na gestão básica gerou muitos avanços sociais como o CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social e agora com a espera do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social previsto para o fim de novembro. “O CRAS terá um trabalho de prevenção muito importante para nossa comunidade. Mais uma equipe com coordenador, psicólogo, assistente social e educadores trabalhando em prol da nossa comunidade”, acrescentou Alice. Para ela, é inusitado a vinda do CREAS antes do centro de prevenção uma vez que o CREAS atende perfil de cidade de médio porte. “Pra você vê a situação que se encontrava nosso município”. Uruçuca é um município considerado de pequeno porte e o único não habilitado do território sul.
O presidente executivo do Fórum e também gestor da Assistência Social de Itabuna, José Rebouças, pronunciou-se a respeito dos trabalhos internos, do esforço de Uruçuca em consolidar o SUAS - Sistema Único da Assistência Social e da preocupação do gestor Moacyr Leite Jr nessa área. “É uma satisfação vermos o prefeito participando”, elogiou Rebouças. Ele ainda parabenizou Uruçuca incentivando-o “certamente esse esforço será abençoado e, em pouco tempo os frutos aparecerão”, completou.
Moacyr Leite Jr., prefeito municipal e presidente da AMURC, encerrou os discursos da mesa evidenciando o modelo de gestão do presidente Lula. “Distribuir renda para se desenvolver é um modelo correto. A prova disso é a reeleição de Lula e a vitória da sua sucessora”, categorizou Leite. Os programas sociais foram e são responsáveis pelo crescimento brasileiro em relação a emprego e aumento da classe média. O prefeito ainda disse ser “uma prioridade” a pasta da Assistência Social. “Encontramos a secretaria sem projetos e ações, exceto o Programa do Bolsa Família mal administrado”. Hoje a realidade da Assistência Social é outra. “Implantamos o Espaço De Convivência Lila Cruz, aumentamos os beneficiados do Bolsa Família, habilitamos o município na gestão básica com a vinda do CREAS e CRAS, compramos o carro da Assistência Social, troca de geladeiras em parceria com a Coelba e a regularização do Decreto Federal dos Recursos Eventuais”, elencou o gestor parabenizando a secretária Alice Sena Gomes.
O Fórum correu com tranqüilidade durante toda manhã até ao meio dia. A pauta foi norteada em discussão por assuntos internos como a estruturação do Encontro Integrado da Assistência Social de encerramento ano 2010 (possivelmente realizar-se-á em Itabuna), o Fórum do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável que acontece nos dias 11 e 12 deste mês na Ceplac e do compromisso de 13 municípios participantes de um total de 26.
Presenças
O I Fórum Uruçuca contou com representantes de seis municípios além do anfitrião. Itabuna, Ilhéus, Una, Ubaitaba, Canavieiras e Aurelino Leal. A pró-reitora de extensão da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandra Barreto destacou a união das gestoras uruçuquenses e a supremacia feminina. “Perceberam que a mesa estava ladeada de mulheres”? Cerca de 70% do secretariado de Uruçuca é ocupado por mulheres. “É difícil vê a participação de outras secretarias em fóruns”, elogiou a pró-reitora em relação à presença das mulheres da administração pública.
Ainda contou com as presenças das secretárias de Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura e Saúde, Cinira Fernandes, Célia Farias e Jamily Brito, respectivamente. A Chefe de Gabinete, Fabricia Ferreira, a vereadora Magnólia Barreto, o presidente da Câmara Municipal Erivaldo Guimarães, a diretora do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, Sônia Valéria e alunos do 3º ano também estavam presentes. A participação das colaboradoras da Casa de Apoio ao Idoso, que ofereceu um delicioso almoço alternativo de encerramento, do CREAS-Uruçuca e do Espaço Municipal de Convivência Lila Cruz também foram notada pelos participantes.
Fórum
Esse encontro foi criado em maio de 2006 pela Universidade Estadual de Santa Cruz com o objetivo de aproximar os 26 municípios do litoral sul que andavam afastados. “A Bahia adotou a divisão de território ideológica como construção para fomentar políticas públicas”, disse a Pró-Reitora de Extensão da Uesc, Alessandra Barreto. Segundo ela, é importante os municípios se conhecerem. “É uma oportunidade de saber o que foi aplicado em um município e pode ser adequado em outro”, completou. FONTE: Alano Sena Gome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário