Powered By Blogger

www.tonalic.com

www.tonalic.com
O Melhor Portal de Eventos da Região!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde iniciou na segunda-feira, dia 23/08, a campanha Anual de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos.

A vacina será oferecida no PSF 001 (antigo SESP), de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00h.
Espera-se vacinar cerca de 80% desses animais. Todos os cães e gatos apartir de um mês de idade e fêmeas paridas há mais de quinze dias devem tomar a vacina. A campanha se estenderá até o dia 23 de setembro e o dia Estadual será dia18 de setembro (sábado).
A vacinação é indiscriminada e que deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com trinta dias. A coordenação da campanha avisa que micos , saguins e outras espécies animais não devem ser imunizados com esta vacina, e que somente o responsável ou proprietários deve segurar o animal pra ser vacinado. É importante também que crianças não levem os animais ao posto de vacinação, não sejam utilizadas cordas e enforcadores e que após a aplicação da vacina o animal seja alimentado e tome água fresca e limpa. Outra recomendação é com relação ao cartão de vacinação, que deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a vacinação.

GRAVE PROBLEMA

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A trasmissão ocorre através do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A Secretaria de Saúde adverte que a pessoa agredidia por um animal raivoso e que não receber o tratamento preventivo (vacina) pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.

Especialistas alertyma que os animais domésticos - principalmente cães e gatos - são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem.

Apoio:Prefeitura Municipal de Uruçuca-GOVERNO FORTE, POVO RESPEITADO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário